terça-feira, 13 de dezembro de 2016

MÓDULO iv: RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS



Este módulo trata das relações Étnico-Raciais no Brasil. O primeiro texto começa apresentando alguns conceitos que se fazem presente por todo o módulo, como por exemplo: 
*EtnocentrismoRacismoRacialismoEtnologiaEugeniaPreconceitoFenótipoApartheid, Arte degeneradaDiferenças.*
 
E para aqui relatar, me atentarei a conceitos que permeiam nossa formação acadêmica e nos fazem entender essa questão de relações de diferenciação através do contexto histórico social.


Os conceitos citados acima são esmiuçados ao decorrer do módulo. Tratam a relação do negro com a sociedade. Falando-se de Brasil, um país de tantas misturas, o texto até nos remete a condição de: como um país tão multicultural pode carregar tanto preconceito. Como o nosso povo não reconhece sua própria identidade e, acaba achando a cultura do outro melhor que a que temos aqui. 



No texto: “Etnocentrismo, racismo e preconceito”, temos o entendimento do racismo derivado do racialismo, que seria a afirmação de como as diferenças biológicas eram grandes o suficiente para segregar raças distinguindo-as por suas "qualidade intelectuais".


Para melhor entendimento de cada conceito característico do texto, trago uma pequena exemplificação de cada um:

Etnocentrismo é o reconhecimento da sua cultura como legitimamente a melhor entre todas. "A minha cultura é melhor o que a sua", esse termo explica bem o que vem a ser o termo etnocêntrico. O etnocentrismo é uma forma de exclusão cultural, pois neste caso, julgamos o que é diferente da nossa normalidade considerada válida e legítima. E por se acharem superiores, somente seus modelos devem ser seguidos. 

O Racismo é a personificação do preconceito em relação ao outro: atitudes, gestos, raça, modo de viver. Este é um atitude que leva o ser ao desrespeito ao outro.


E o Preconceito, é a manifestação de discriminação perante as pessoas de raça, credo, opção sexual diferente. 

Esses três termos são responsáveis pelos debates que devemos combater todos os dias. São conceitos que ainda estão na mente de cidadãos que não se deram conta da necessidade do respeito pelo outro. Do entendimento que a cultura do outro é importante. Que sua cor da pele não reflete seu caráter. E que por dentro, somos feitos das mesmas coisas. Que o sangue não é branco nem preto. Que entender a história e aprender a respeitar um movimento que luta por tantos anos por viabilidade e espaço na sociedade é importante, e ainda por cima não dói nada.  ;) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário